Bem, este não é um tutorial de como destravar seu aparelho Wii, visto que existem uma gama imensa de tutoriais na web descrevendo isso em passos simples, este artigo apenas visa mostrar as minhas experiências no destravamento de um novo Nintendo Wii Preto 4.3e. Ao final deste post deixarei as fontes que utilizei para desbloqueio do mesmo.
Em agosto de 2011 minha irmã foi à Europa e por lá encontrou um nintendo Wii novo Preto com Motion Plus super barato que vem por padrão na versão 4.3e. O Grande problema é que ele é bloqueado para região Europeia.
A principio eu não queria ficar a cargo de desbloquear o aparelho. E fui até uma loja especializada consultar o valor de desbloqueio, que ficava em R$200,00 ... um preço salgado visto que o aparelho não custa tudo isso. O jeito é tentar desbloquear por conta própria, então fui pesquisar como fazer isso através da internet.
Infelizmente - e diferente de Sony e Microsoft - a Nintendo divide seus consoles por Regiões, sendo estas America(U), Europa(E), Japão(J), Koreia(K). Não lembro ao certo mas acho que são esses.
Muito se lê na web sobre problemas no Nintendo Wii Europeu, porém isso é mito na maior parte dos casos.
Por exemplo:
Buenas, existem dois meios de desbloqueio de aparelhos Wii. Através de Softmod que nada mais é do que um software explorando vulnerabilidades no Sistema Operacional, e através de Modchip o qual caracteriza-se pela instalação de um chip no aparelho por meios mecânicos, o que permite a leitura de DVDs de backup, porém em muitos casos não permite que o aparelho seja atualizado.
Vale a pena pesquisar sobre os novos modelos de Wii, saber como eles funcionam, porque eles funcionam, e notar o que há de diferente em relação a modelos antigos. Por exemplo, os novos modelos não leem DVD de Backup quando desbloqueados via Software( os antigos modelos leem), além disso, os novos modelos também não reconhecem uma das entradas USB na parte traseira do console. Ou seja, são algumas medidas tomadas para evitar a pirataria.
Bem, no meu caso tendo um Nintendo Wii 4.3e virgem, foi preciso pesquisar muito e planejar a melhor maneira de desbloqueio. Então optei por desbloquear o sistema via Software por ser mais seguro, e carregar os Jogos através de um HD externo via USB (aqui por hora um pen driver de 8GB). Sendo assim, decidi por fazer isso na seguinte sequência:
Alguns desses passos devem ser tomados com extremo cuidado, devido aos temidos "Bricks". O Brick basicamente é um erro que ocorre no Sytem Menu do Wii, inutilizando totalmente ou parcialmente o aparelho. O Wii funciona baseando-se em IOS(entenda como funções criadas pela Nintendo para gerenciar o aparelho), que são carregadas para que o aparelho trabalhe corretamente. Quando se desbloqueia um aparelho via Software em alguns casos se instala no lugar algumas cIOS (IOS Customizada) criada por hackers, o problema é que as cIOS não tem garantias de seus criadores, podem estar corrompidas, instalar-se parcialmente, conter bugs, ou problemas que deixem o sistema ou parte dele inutilizado. Portanto é extremamente importante efetuar o backup da NAND - a memória interna do Wii -, ou Sistema de arquivos, que em alguns casos pode salvar o Wii de um Brick.
Homebrew Chanel - O Homebrew Chanel (doravante denominado HBC) é um canal que se instala na página home de seu Wii, ele está para o Wii assim como o Cydia está para o iPhone, pois permite que aplicativos feitos sem o conhecimento da Nintendo sejam instalados. Aqui eu instalei o HBC através do método Letter Bomb, que é um exploit de fácil uso, que não oferece nenhum risco de erro, e se instala extremamente rápido. Junto com este se instala o BootMii, o qual permite fazer um backup da NAND do aparelho ou recuperar a mesma em caso de Brick. Infelizmente os novos modelos de Wii, impedem que o BootMii seja instalado como "Boot 2", portanto deve ser instalado como um IOS. Quando instalado via Boot 2 o BootMii inicia antes que o Sistema Operativo do Wii seja carregado na memória, isso permite que no caso de um Brick, o sistema seja recuperado com grandes probabilidades de sucesso. No caso da instalação por IOS essa probabilidade de sucesso cai consideravelmente. Visto que para o BootMii ser lançado, primeiro o Wii deve iniciar seu System Menu para só então poder carregar o Bootmii via Homebrew Chanel.
Backup da NAND - uma vez instalado o Bootmii, este pode ser lançado via HBC. Uma vez que o System Menu não pode estar funcionando para que o backup seja efetuado, o Bootmii desliga o System Menu e tudo o que pode ser utilizado para navegar entre as opções são os botões de Power, Reset e Eject.
O Backup da Nand demora por volta de cinco a 10 minutos, e é salvo dentro de um cartão SD, produzindo os arquivos NAND.bin e Keys.bin. É extremamente importante que esses 2 arquivos sejam retirados do SD e guardados em um ou mais locais seguros, pois no caso de um Brick, que ainda permita iniciar o Homebrew Chanel e o Bootmii, você poderá restaurar o seu aparelho com o Backup. No caso do Bootmii via Boot2 - permitido nos modelos antigos de Wii - isso se torna muito mais fácil.
Pimp My Wii 2.25 - Esse software carregado via SD card, visa instalar e corrigir IOS e cIOS necessárias para que o Wii possa ser utilizado por terceiros sem problemas. Todas as atualizações e instalações são feitas via Internet, portanto é requisito ter uma rede Wireless configurada no seu Wii. No meu caso em uma conexão speed de 2mb, que via wireless não chega a 400kbps, o processo todo demorou cerca de 40 minutos para atualizar cerca de 60 arquivos. Este é um dos softwares que necessitam mais cuidados na instalação, caso a energia elétrica caia no momento de uma instalação isso pode ser fatal.
Hermes CIOS/Rodries CIOS MOD v5.1 - O Pimp My Wii instala as cIOS Hermes, porém, devido a certa quantidade de Bugs é ideal atualizar as mesmas para a versão Rodries que corrige muitos dos problemas que possam ser encontrados. Essa instalação demora um pouco. Muitas pessoas perguntam se podem fazer a instalação Offline, a resposta é sim, você pode. O que esse software faz é obter os arquivos de instalação através da rede pelo comando "wget" popularmente conhecido em Linux. No meu caso aconteceram erros ao instalar a IOS 225 base 60. Pois 2 arquivos não conseguiam ser baixados, neste caso bastou desligar o aparelho, ir ao computador, e pegar eles via Browser e colocar no SD card.
CIOSX Rev21 D2XV6 Mod - Não me aprofundei muito na utilização dessa CIOS, mas ela é necessária para que o USB Loader GX e outros Canais Caseiros possam funcionar, sendo assim é indispensável e instalei-a.
USB Loader GX 2.2 - Este é um canal, extremamente bem feito e Profissional, instalado na home do Wii, que permite carregar Jogos a partir de um dispositivo portátil como pen driver, ou Hd via USB traseira do Console.
Uma vez que você tenha terminado a instalação do USB loader, você deve ter um HD Portátil ou um Pen Driver de no minimo 4 GB, inserir o mesmo em seu computador e formatar ele através da ferramenta WBFS Manager 3.0 ou superior. Através do WBFS basta colocar os Jogos em formato ISO dentro do HD portátil.
Estes supracitados foram os softwares e procedimentos mínimos que utilizei para desbloqueio do Wii 4.3e. Mas, no momento em que fui testar o carregamento via USB loader ocorreu um problema no mínimo estranho, tentei carregar um Game e apareceu a mensagem : "Erro 001 Se ha detectado um dispositivo não autorizado", ou no Inglês "Error 001 unauthorized device has been detected" ., eu fiquei um tempo olhando para o teto, tentando imaginar o motivo de tal erro, então imaginei fosse a imagem ISO ou o Dispositivo USB. Eu formatei novamente o Pen Driver através do WBFS e coloquei uma outra imagem ISO, e funcionou corretamente sem problemas.
Por momento a única desvantagem encontrada é a inutilização do Driver de DVD do aparelho, visto que caso tente colocar o DVD Original do Wii Sports o mesmo exibe a mensagem de "Atualizacion de Wii" e não é bom fazer atualizações via Jogo, portanto o ideal é manter os jogos em HD mesmo.
Bem, existem uma gama incrível de Softwares que fazem todo tipo de coisa no Wii, basta pesquisar e escolher os que melhor suprem suas necessidades.
Sendo assim, vale a pena desbloquear o Wii, porém, também vale a pena comprar jogos Originais, pois são muito baratos atualmente e não trazem riscos a seu aparelho.
Principais fontes consultadas:
HBC : http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/letterbomb-%E2%80%93-de-nova-vida-a-sua-wii-com-firmware-4-3/
Pimp My Wii: http://wiisystem.blogspot.com/2011/09/pimp-my-wii-225.html
Rodries: http://www.gamesfever.com.br/?p=7786
Rodires Cios mod 5.1 http://www.gamesfever.com.br/?p=7946
USB Loader: http://www.gamesfever.com.br/?p=8003
Existem outras fontes que usei para Aprender sobre o Funcionamento do Wii, mas isso é irrelevante.
Em agosto de 2011 minha irmã foi à Europa e por lá encontrou um nintendo Wii novo Preto com Motion Plus super barato que vem por padrão na versão 4.3e. O Grande problema é que ele é bloqueado para região Europeia.
A principio eu não queria ficar a cargo de desbloquear o aparelho. E fui até uma loja especializada consultar o valor de desbloqueio, que ficava em R$200,00 ... um preço salgado visto que o aparelho não custa tudo isso. O jeito é tentar desbloquear por conta própria, então fui pesquisar como fazer isso através da internet.
Infelizmente - e diferente de Sony e Microsoft - a Nintendo divide seus consoles por Regiões, sendo estas America(U), Europa(E), Japão(J), Koreia(K). Não lembro ao certo mas acho que são esses.
Muito se lê na web sobre problemas no Nintendo Wii Europeu, porém isso é mito na maior parte dos casos.
Por exemplo:
- o modelo Europeu funciona com Televisores apenas no modelo PAL e aqui na America utilizamos o modelo NTSC. O que ninguém fala é que a maioria dos televisores aceita modelo PAL-M e PAL-N, NTSC, e uma infinidade de modelos existentes. A menos que você tenha um modelo muito antigo de televisor isso não é problema nenhum.
- Outro problema relatado é a questão da fonte, que por padrão Europeu vem com a tensão de 230v, isso é verdade, porém não é problema, visto que a maioria das casas Brasileiras teem Tensão 110v e 220v, sendo assim pode-se ligar o aparelho em uma tomada 220v sem problemas, ou em último caso comprar uma fonte bivolt que sai barato.
- Também muito se fala sobre a dificuldade de encontrar jogos no Padrão PAL. Isto é mito. Se foi lançado um jogo em NTSC tenha certeza que ele também existe em PAL. E pode-se encontrar muitos desses jogos em sites como Mercado Livre, Ebay, Amazon, por ótimos preços. Também é possível comprar jogos direto da Europa por 9 a 20 Euros.
Buenas, existem dois meios de desbloqueio de aparelhos Wii. Através de Softmod que nada mais é do que um software explorando vulnerabilidades no Sistema Operacional, e através de Modchip o qual caracteriza-se pela instalação de um chip no aparelho por meios mecânicos, o que permite a leitura de DVDs de backup, porém em muitos casos não permite que o aparelho seja atualizado.
Vale a pena pesquisar sobre os novos modelos de Wii, saber como eles funcionam, porque eles funcionam, e notar o que há de diferente em relação a modelos antigos. Por exemplo, os novos modelos não leem DVD de Backup quando desbloqueados via Software( os antigos modelos leem), além disso, os novos modelos também não reconhecem uma das entradas USB na parte traseira do console. Ou seja, são algumas medidas tomadas para evitar a pirataria.
Bem, no meu caso tendo um Nintendo Wii 4.3e virgem, foi preciso pesquisar muito e planejar a melhor maneira de desbloqueio. Então optei por desbloquear o sistema via Software por ser mais seguro, e carregar os Jogos através de um HD externo via USB (aqui por hora um pen driver de 8GB). Sendo assim, decidi por fazer isso na seguinte sequência:
- Instalar Homebrew Chanel
- Fazer Backup da Nand do Wii
- Executar o Pimp My Wii
- Atualizar as CIOS Hermes, Rodries
- Atualizar CIOSX Rev21 D2XV6 Mod
- Instalar USB Loader GX
Alguns desses passos devem ser tomados com extremo cuidado, devido aos temidos "Bricks". O Brick basicamente é um erro que ocorre no Sytem Menu do Wii, inutilizando totalmente ou parcialmente o aparelho. O Wii funciona baseando-se em IOS(entenda como funções criadas pela Nintendo para gerenciar o aparelho), que são carregadas para que o aparelho trabalhe corretamente. Quando se desbloqueia um aparelho via Software em alguns casos se instala no lugar algumas cIOS (IOS Customizada) criada por hackers, o problema é que as cIOS não tem garantias de seus criadores, podem estar corrompidas, instalar-se parcialmente, conter bugs, ou problemas que deixem o sistema ou parte dele inutilizado. Portanto é extremamente importante efetuar o backup da NAND - a memória interna do Wii -, ou Sistema de arquivos, que em alguns casos pode salvar o Wii de um Brick.
Homebrew Chanel - O Homebrew Chanel (doravante denominado HBC) é um canal que se instala na página home de seu Wii, ele está para o Wii assim como o Cydia está para o iPhone, pois permite que aplicativos feitos sem o conhecimento da Nintendo sejam instalados. Aqui eu instalei o HBC através do método Letter Bomb, que é um exploit de fácil uso, que não oferece nenhum risco de erro, e se instala extremamente rápido. Junto com este se instala o BootMii, o qual permite fazer um backup da NAND do aparelho ou recuperar a mesma em caso de Brick. Infelizmente os novos modelos de Wii, impedem que o BootMii seja instalado como "Boot 2", portanto deve ser instalado como um IOS. Quando instalado via Boot 2 o BootMii inicia antes que o Sistema Operativo do Wii seja carregado na memória, isso permite que no caso de um Brick, o sistema seja recuperado com grandes probabilidades de sucesso. No caso da instalação por IOS essa probabilidade de sucesso cai consideravelmente. Visto que para o BootMii ser lançado, primeiro o Wii deve iniciar seu System Menu para só então poder carregar o Bootmii via Homebrew Chanel.
Backup da NAND - uma vez instalado o Bootmii, este pode ser lançado via HBC. Uma vez que o System Menu não pode estar funcionando para que o backup seja efetuado, o Bootmii desliga o System Menu e tudo o que pode ser utilizado para navegar entre as opções são os botões de Power, Reset e Eject.
O Backup da Nand demora por volta de cinco a 10 minutos, e é salvo dentro de um cartão SD, produzindo os arquivos NAND.bin e Keys.bin. É extremamente importante que esses 2 arquivos sejam retirados do SD e guardados em um ou mais locais seguros, pois no caso de um Brick, que ainda permita iniciar o Homebrew Chanel e o Bootmii, você poderá restaurar o seu aparelho com o Backup. No caso do Bootmii via Boot2 - permitido nos modelos antigos de Wii - isso se torna muito mais fácil.
Pimp My Wii 2.25 - Esse software carregado via SD card, visa instalar e corrigir IOS e cIOS necessárias para que o Wii possa ser utilizado por terceiros sem problemas. Todas as atualizações e instalações são feitas via Internet, portanto é requisito ter uma rede Wireless configurada no seu Wii. No meu caso em uma conexão speed de 2mb, que via wireless não chega a 400kbps, o processo todo demorou cerca de 40 minutos para atualizar cerca de 60 arquivos. Este é um dos softwares que necessitam mais cuidados na instalação, caso a energia elétrica caia no momento de uma instalação isso pode ser fatal.
Hermes CIOS/Rodries CIOS MOD v5.1 - O Pimp My Wii instala as cIOS Hermes, porém, devido a certa quantidade de Bugs é ideal atualizar as mesmas para a versão Rodries que corrige muitos dos problemas que possam ser encontrados. Essa instalação demora um pouco. Muitas pessoas perguntam se podem fazer a instalação Offline, a resposta é sim, você pode. O que esse software faz é obter os arquivos de instalação através da rede pelo comando "wget" popularmente conhecido em Linux. No meu caso aconteceram erros ao instalar a IOS 225 base 60. Pois 2 arquivos não conseguiam ser baixados, neste caso bastou desligar o aparelho, ir ao computador, e pegar eles via Browser e colocar no SD card.
CIOSX Rev21 D2XV6 Mod - Não me aprofundei muito na utilização dessa CIOS, mas ela é necessária para que o USB Loader GX e outros Canais Caseiros possam funcionar, sendo assim é indispensável e instalei-a.
USB Loader GX 2.2 - Este é um canal, extremamente bem feito e Profissional, instalado na home do Wii, que permite carregar Jogos a partir de um dispositivo portátil como pen driver, ou Hd via USB traseira do Console.
Uma vez que você tenha terminado a instalação do USB loader, você deve ter um HD Portátil ou um Pen Driver de no minimo 4 GB, inserir o mesmo em seu computador e formatar ele através da ferramenta WBFS Manager 3.0 ou superior. Através do WBFS basta colocar os Jogos em formato ISO dentro do HD portátil.
Estes supracitados foram os softwares e procedimentos mínimos que utilizei para desbloqueio do Wii 4.3e. Mas, no momento em que fui testar o carregamento via USB loader ocorreu um problema no mínimo estranho, tentei carregar um Game e apareceu a mensagem : "Erro 001 Se ha detectado um dispositivo não autorizado", ou no Inglês "Error 001 unauthorized device has been detected" ., eu fiquei um tempo olhando para o teto, tentando imaginar o motivo de tal erro, então imaginei fosse a imagem ISO ou o Dispositivo USB. Eu formatei novamente o Pen Driver através do WBFS e coloquei uma outra imagem ISO, e funcionou corretamente sem problemas.
Por momento a única desvantagem encontrada é a inutilização do Driver de DVD do aparelho, visto que caso tente colocar o DVD Original do Wii Sports o mesmo exibe a mensagem de "Atualizacion de Wii" e não é bom fazer atualizações via Jogo, portanto o ideal é manter os jogos em HD mesmo.
Bem, existem uma gama incrível de Softwares que fazem todo tipo de coisa no Wii, basta pesquisar e escolher os que melhor suprem suas necessidades.
Sendo assim, vale a pena desbloquear o Wii, porém, também vale a pena comprar jogos Originais, pois são muito baratos atualmente e não trazem riscos a seu aparelho.
Principais fontes consultadas:
HBC : http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/letterbomb-%E2%80%93-de-nova-vida-a-sua-wii-com-firmware-4-3/
Pimp My Wii: http://wiisystem.blogspot.com/2011/09/pimp-my-wii-225.html
Rodries: http://www.gamesfever.com.br/?p=7786
Rodires Cios mod 5.1 http://www.gamesfever.com.br/?p=7946
USB Loader: http://www.gamesfever.com.br/?p=8003
Existem outras fontes que usei para Aprender sobre o Funcionamento do Wii, mas isso é irrelevante.
Opa, estou fazendo o processo e vi que há um Pimp My Wii mais atual, tem problema utilizá-lo? Abs
ResponderExcluirEste Post foi testado utilizando as versões mais recentes disponíveis na época, portanto o ideal é que você utilize as versões de software mais recentes hoje, por ser mais seguro e menos propenso a bugs.
ResponderExcluirboa noite. meu wii esta a travar na instalaçao do letterbomb (aparece até a parte de carregar em 1 mas nao passa daí) nao me parece estar bloqueado porque as luzes do comando nao piscam, só nao arranca daí. o que posso fazer para a conseguir arrancar?? a wii nao tem homebrew nem pimp my wii, nem nada... ta zerada mesmo
ResponderExcluir1 - Você precisa estar com a conexão com a internet funcionando corretamente;
ResponderExcluir2 - Precisas ter certeza que está a fazer a instalação do LetterBomb no Wii com firmware 4.3;
3 - precisa ter o MAC Adress correto do console, para configurar corretamente o Letter Bomb;
Deves ter esquecido algo em um desses passos supracitados. Para mais detalhes segue tutorial simples de como fazer : http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/letterbomb-–-de-nova-vida-a-sua-wii-com-firmware-4-3/
não teve problemas com wimote motion plus???
ResponderExcluirNenhum problema, tudo funcionou perfeitamente após o destravamento. As chances de dar algum problema no Wiimote são inexistentes,praticamente. Todo processo é muito seguro.
Excluir