Pular para o conteúdo principal

Como potencializar o seu aprendizado - A importância do Saber



“Uma verdade irrefutável ressalta em toda a vida humana: é a de que o homem tem que lutar.” (P. e Relações Humanas - NOVO BRASIL EDITORA BRASILEIRA)

Ao Ser de natureza animal a “luta” supracitada, pode significar combates pela sobrevivência, batalhas sangrentas em que uma das partes vem a falecer ao termino da luta, porém, ao ser de natureza evolutiva a “luta” soa como a necessidade do aprendizado constante, a determinação e esforços empregado em alcançar um objetivo, ou um sonho, sendo a incessante batalha por alcançar satisfação nas atividades diárias.

Mas, o que separara a natureza animal da natureza evolutiva e divina?
Simples, o Aprender., é nele que o ser humano criará arquétipos positivos que predisporão mudanças nas suas escolhas futuras, encontrará mais facilmente soluções para seus problemas na vida individual, conjugal, social e religiosa, saberá como reagir ante o inesperado de maneira sábia.

Então, como Aprender?
Lendo, visualizando, refletindo e discutindo, indagando e interagindo. De um modo geral o aprendizado é parte do processo cognitivo o qual se dá mediante a aquisição do conhecimento pela percepção, raciocínio lógico e aplicação prática, é uma atividade constante e rotineira que deve fazer parte da sua vida diária.

Você já se perguntou porque tem dificuldades em aprender sobre um novo assunto, após determinada idade?
Como você avalia a sua infância hoje?
Quando criança temos facilidade em reter inúmeras informações, pois tudo é um mundo novo, estamos formando nosso caráter, nossos pensamentos e ideias a cerca de determinados assuntos, perguntamos a todo momento como as coisas funcionam chegando a sermos irritantes aos mais velhos em determinados momentos. Além do mais, a criança tem ao seu favor o fator "surpresa", tudo a surpreende, e quando algo nos surpreende tendemos a querer saber mais a repeito, já quando somos mais velhos, perdemos a capacidade de nos surpreender por acreditar que já sabemos de mais acerca das coisas com as quais nos deparamos.

 A criança é isenta de preconceitos, de esteriótipos que na vida adulta nos afasta de conhecer novas pessoas, novos assuntos, crenças, culturas, ou de termos nossas ideias confrontadas. É na vida adulta que perdemos o dom de questionar o “Por que” das coisas, de sermos curiosos., acreditamos saber mais do que o necessário para a vida, somos crentes sobre as coisas que acreditamos,  criamos uma barreira a nosso redor que impede que novos assuntos sejam assimilados por nossa mente ou ignoramos completamente quem venha questionar a verdade em que acreditamos. A grosso modo, nos trancamos em um casulo, impedindo de nos reeducarmos.  A criança não sofre com esse problema, por estar sempre de mente aberta a novas opiniões, tentando encontrar características comuns entre as várias definições que lhe seja apresentada, e ouvindo diverentes opiniões acerca das coisas, afim de formar a sua própria opinião.

Em verdade, para aprender e assimilar novas ideias em nossa mente, devemos voltar a infância no sentido de questionar sobre tudo, sobre cada fato novo que nos seja apresentado, é preciso indagar a nós mesmos a cada minuto, “será que isso é verdade?”,”será que estou certo(a) em pensar dessa forma?”,”será o que a tv está falando verdade?”. Não tenha medo ou vergonha de perguntar, não existem perguntas tolas.


 - Dedique-se ao que lhe interessa
Não tem sentido ler um livro ao qual o assunto não lhe agrade, ir a Palestras, Workshops, Seminários apenas por recomendações ou para ser visto como uma pessoa mais culta. Leia sobre diferentes assuntos, note o sentimento que cada um desperta em si. Se lhe interessam assuntos voltados ao “Meio Ambiente e Preservação”, “Esporte”,”Política”,”Artes”, “Religião” de ênfase em aprender mais sobre o assunto, pesquise, discuta com amigos, se o assunto não os interessa, busque novas amizades que compartilhe das mesmas coisas que gosta, tens livre arbítrio para suas escolhas pessoais.

 - Aprenda a ver além
Nosso cérebro funciona de forma primitiva, recordará com mais facilidade  informações que sejam imporantes para nos manter vivos, desse modo, se tememos problemas Cardíacos nossa mente guardará com extrema precisão uma apresentação sobre o funcionamento de um desfibrilador, porém, não guardará com tanta precisão uma palestra sobre a vida e morte de Petrarca, Galileu ou Bocaccio, já que esta pouco influenciará na continuidade da vida que nos pertence.

Quando for ler sobre determinado assunto, faça deste uma necessidade, como se sua vida dependesse disto, envolva a leitura em meio a sentimentos e emoções.

Procure sempre um local calmo para leitura, se isso não for possível pratique algumas técnicas de meditação, - como prestar atenção a sua respiração por alguns minutos, ou fixar seu olhar em um ponto do teto encaminhando-o ao livro quando alcançar a atenção necessária -,  isso ira ajudar a disciplinar sua atenção de modo que nada venha a interferir na leitura ou aprendizado em si.
Enfim, concentre-se, livre sua mente de toda e qualquer futilidade que venha a desviar seus pensamentos do verdadeiro objetivo, aprender.

Beba bastante liquido(preferencialmente água), esta funciona como lubrificante às engrenagens mentais, alem disso, ao ler sempre procure uma posição confortável - não muito, para não correr o risco de cair no sono -, de preferência mantenha uma postura ereta, isso  é muito importante para ajuda a manter a atenção mental.

Leia devagar e pausadamente para associar melhor o conteúdo., se notar que a leitura não esta obtendo resultados positivos, pare e relaxe o corpos, ou continue mas tarde.
Quando ler algo visualizar cenas nítidas e detalhadas em sua mente como se estivesse a presenciar o fato. Em caso de materiais a serem decorados associe o que lê visualizando uma cena inusitada, engraçada e pouco comum. Nossa mente precisa visualizar o que vai recordar, e caso a visualização seja algo extremamente incomum (tal como Bois Voando com enormes asas de falcão, nos Ares da Argentina) nosso cérebro recordará com mais facilidade.

O horário matutino vem a ser a melhor escolha para estudar assuntos importantes ,já que, neste período nossa mente está mais alerta e disposta a aprender, outro horário seria durante a noite não muito antes de dormir.

Nunca opine algo, antes de um conhecimento aprofundado acerca do mesmo. Temos uma estranha satisfação em dar opiniões antecipadas mesmo, sem saber exatamente sobre o que estamos falando., dias após o ocorrido descobrimos estar errados, e preferimos calar-se a divulgar nosso julgamento errôneo.

Pergunte constantemente o “porque” de tudo, a cada novo aprendizado, a cada parágrafo de um livro., indague a todo momento, compare seu ponto de vista, suas ideias, contradiga o autor ou a fonte, debata consigo mesmo o assunto, afim de não restarem dúvidas sobre o tema abordado.

 - Reflita
Não Aceite passivamente as coisas da forma que elas lhe são apresentadas na tv, no rádio, nos livros e revistas, questione, faça perguntas mentalmente e as responda conforme estas surjam, confronte as suas concepções com as que lhe são apresentadas peça a opinião de outras pessoas afim de sanar todas as dúvidas. Se for o caso, contate a fonte autora da ideia, afim de pedir mais informações, ou lhe apresentar seu modo de ver.

Interaja com as pessoas, mostre-lhes seu ponto de vista, escute-as calmamente e educadamente, mantenha-se de mente aberta, afim, de agregar novas concepções acerca do tema discutido. Podemos aprender mais conversando determinado assunto com alguém entendido a tentar descobrir apenas em livros.

Lembre-se, o Aprender é uma dádiva adquirida com o tempo.


autor: wanderlei santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para Iniciantes - Clash of Clans

Este post visa apenas expor algumas dicas e experiências vividas até o momento no jogo Crash of Clans, desenvolvido para aparelhos da Apple, é indicado para quem não conhece o game ainda ou para quem apenas quer ler algumas dicas e experiências (ao fim) . 
Sou o membro Osians integrante do Clan Unrated.

How to play Clash of Clans on PC

A few days ago I was looking for a way to play Clash of Clans on my Desktop PC, but I just found fakes and links to surveys.
After some frustrations I discovered that Clash of Clans now is available for Google Android, so I think that an easy way to play this game is to install an Android emulator on PC.
There's a lot of Android emulator over the internet and after testing a bunch of these last month I conclude that the best choise is BlueStacks.  (You can download it at http://www.bluestacks.com/ )

Note that I'll not teach you how to install it because there's a lot of tutorials and how-to's over the internet.
- After install the emulator just execute it; 
- You need to set up this, the system will ask you about a google account( if you haven't, go ahead and do one );
- Finally, into the Android emulator go to the Google Shop, search for Clash of Clans and install it.

If the tip above is not clear or if you have any doubt, please let me know.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP , API + XML

RESUMOEsse documento visa ensinar como implantar o rastreamento de mercadorias dos correios em um Website utilizando para isso a linguagem de programação PHP. Caso você queira apenas rastrear um Objeto dos Correios, pode fazer isso através do site Sooho clicando aqui ou através do site dos Correios.


Nota importante: Mediante as alterações de 2017 nos serviços dos correios, eu recomendo fortemente que use o tutorial do seguinte link: http://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/
Ele lhe dará uma solução de rastreamento definitiva e valida a longo prazo.

Bolo gelado de Maracujá com cobertura de Marshmallow frio e geleia de Brilho

Hoje um amigo na acadêmia pediu-me uma receita de bolo de maracujá, então, para "não deixar esse blog muito monótono" vamos aprender uma receita de bolo gelado de maracujá. =]


(Foto ilustrativa retirada do site Anamaria  http://mdemulher.abril.com.br/revistas/anamaria/ )
O Bolo ou Torta de Maracujá (chame-o como quiser) é o que pode ser visto na foto acima.


MASSA
06 ovos separados 02 xícaras (chá) de açúcar 03 xícaras (chá) de farinha de trigo ½ xícara (chá) de água 01 xícara (chá) de suco de maracujá 01 colher (sopa) de fermento em pó

RECHEIO
01 lata de creme de leite s/ soro gelado ½ lata de leite condensado gelado 1/3 lata de suco de maracujá 01 colher (sopa) de emulsificante ** polpa de Maracujá

MARSHMALLOW FRIO
03 Claras 09 colheres (sopa) cheia de açúcar 01 colher (sopa) cheia de emulsificante ** essência de baunilha á gosto

GELEIA DE BRILHO
½ xícara (chá) de água ½ xícara (chá) de suco de maracujá ½ colher (sopa) de amido ** polpa de maracujá

MODO DE FAZER Bolo:
Separar as gemas da…

AppCake no lugar do Installous ( Outdated Version )

Uma vez que o Installous foi descontinuado e vive a emitir a todo momento a mensagem "Installous - Outdated Version" , a solução mais simples e pratica é troca-lo por uma app com as mesmas características, no caso o AppCake.
Podemos instalar o AppCake através do Cydia.

Vou ser rápido quanto a instalação do mesmo neste post visto que a instalação é simples.
vamos aos passos:

1 - abra o Cydia e acesse Manage;
2 - acesse Source toque em Edit e em seguida toque em Add (no canto superior esquerdo da tela);
3 - escreva http://cydia.iphonecake.com e clique em Add Source;
4 - Apos a instalação da fonte, volte ao cydia acesse Search e digite AppCake , toque na Aplicação que aparece no resultado e em seguida toque em Install no canto superior direito da tela.


Desbloqueando Nintendo Wii 4.3

Bem, este não é um tutorial de como destravar seu aparelho Wii, visto que existem uma gama imensa de tutoriais na web descrevendo isso em passos simples, este artigo apenas visa mostrar as minhas experiências no destravamento de um novo Nintendo Wii Preto 4.3e. Ao final deste post deixarei as fontes que utilizei para desbloqueio do mesmo.


Em agosto de 2011 minha irmã foi à Europa e por lá encontrou um nintendo Wii novo Preto com Motion Plus  super barato que vem por padrão na versão 4.3e. O Grande problema é que ele é bloqueado para região Europeia.
A principio eu não queria ficar a cargo de desbloquear o aparelho. E fui até uma loja especializada consultar o valor de desbloqueio, que ficava em R$200,00 ... um preço salgado visto que o aparelho não custa tudo isso. O jeito é tentar desbloquear por conta própria, então fui pesquisar como fazer isso através da internet.


Infelizmente - e diferente de Sony e Microsoft - a Nintendo divide seus consoles por Regiões, sendo estas America(U), Eur…

Delphi - Inserir valor Moeda no TEdit

Estive pesquisando meios de usar um TEdit no Delphi com formatação como a dos Bancos em Moeda, para um Projeto antigo meu. Porém, achei apenas uma postagem falando sobre o assunto. (Link segue nas fontes)
Mas, apesar de fazer o que eu queria, o código era um tanto complicado, pois da forma que estava seria necessário refazer o mesmo para todos os TEdits que eu fosse usar para inserir valores monetários além de ter que usar 2 eventos de cada TEdit (OnkeyPress e OnChange). Então, baseado nesse código criei uma pequena Procedure para fazer essa formatação de maneira simples. Para isso, basta passar como parâmetro o TEdit que deve ser formatado e o Key do teclado que será passado ao mesmo. Segue código comentado abaixo.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP + SOAP

Nota Importante: Olá, esse mesmo artigo encontra-se atualizado em um novo site de minha autoria, o Soohohttp://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/ , dêem preferência ao conteúdo ali contido, visto futuramente este blog ficara obsoleto. Obrigado. 
O Código que se segue, é uma alternativa para rastrear objetos do Correio através do PHP com a tecnologia SOAP. Uma vez que a API mais antiga dos correios - PHP + XML -, não tem funcionado corretamente, resolvi por publicar esse método simples que espero ser de alguma ajuda a quem necessite.
Codígo melhorado no Github:https://github.com/osians/rastreamento-de-pedidos/

Bom, eu não vou me ater a uma extensa explicação sobre os detalhes do código, apenas gostaria de frisar algumas notas importantes. 

- Primeiro:  se você pretende utilizar a API dos correios, tire um tempo e vá até uma Agência e solicite sua senha e username para uso da mesma.   - Segundo: A documentação para compreender a terminologia dos correios, enco…