Pular para o conteúdo principal

A web Não quer ler um Livro

Para quem acha que escrever para Web é como escrever um Livro, Revista ou algo do Gênero, encontra-se totalmente errado. Diferentemente das páginas impressas, na internet as pessoas não leem o texto, elas escaneiam.
Ninguém na atualidade gosta de perder tempo frente ao monitor, lendo um texto, grande e cansativo, por mais que um texto seja bom ninguém perderá seu precioso tempo o lendo, pois a leiturá se torna monótona e pouco do conteúdo será absorvido. Portanto um texto voltado para Web deve ser facilmente escaneado pelas pessoas, tendo seu conteúdo principal abstraído e absorvendo sem grande esforço ou perda de tempo.

Podemos tirar a prova de que Monitor e texto impresso são diferente. Se você tem um Livro o qual tenha uma versão e-book disponível, comece lendo uma Página do E-book no monitor e marque o tempo gasto com a leitura., em seguida abra o Livro impresso, e faça a leitura da mesma página ou de uma página semelhante em tamanho.
Você acaba notando que, não só o tempo gasto na leitura do Livro impresso é menor como também o conteúdo assimilado é bem maior do que na versão e-book.
Porque isto acontece?
  • Por que pessoas tentem a ler texto em um monitor 15% mais lento do que em uma página impressa;
  • A resolução baixa dos monitores resulta em vista cansada, o que torna desconfortável ler grandes textos;
  • A resolução de um caractere em uma tela, se visto de perto é formado por pontos borrados sendo atualizados a taxa de 60Hz o que ocasiona cansaço mental;



Outro grande problema na leitura em monitores é referente a largura que o texto ocupa na página. Em alguns casos tomando todo um espaço de 20''. O que torna cansativa a leitura de uma única linha, além da facilidade em dispersar a atenção, e perder a linha de raciocínio.

Livros seguem padrões totalmente inversos, em que pequenos blocos de texto e imagens são utilizadas para elucidar, enfatizar o conteúdo mencionado.

O que fazer para reverter ou aliviar este problema?
Na web tudo é escaneado pela vista humana, as pessoas procuram por parágrafos, títulos e palavras-chave que sejam significativos ao que desejam ler.

Uma das abordagens mais importantes será transpor seus textos para que sejam facilmente digeridos na Web com auxilio de técnicas e padrões próprios para este fim. E uma destes é a "piramide inversa".
Visualmente falando a piramide inversa semelha-se a imagem abaixo:

Na piramide Inversa, o conteúdo mais importante é localizado ao topo da mesma, um breve resumo sobre todo texto é disponível para facilitar o entendimento do leitor. Sabendo este, exatamente o que encontrará no texto abaixo.
Títulos e subtítulos em um nível maior são importantes para elucidar e manter o foco, organização e facilitar a localização de determinado conteúdo.
A vantagem da piramide é que , mesmo que um leitor pare de ler seu texto pela metade, este estará seguro de que obteve a parte mais importante das informações.

Em Resumo se o Livro de Dan Brown – Ponto de Impacto – fosse transcrito para Web em Piramide Inversa, então, nas primeiras linhas saberíamos que A Nasa não encontrou nada no Ártico e que tudo não passa de uma fraude Cientifica. Não precisaríamos ler suas 440 páginas, e mesmo assim iriamos saber o conteúdo principal do Livro, sem perder tempo.

Outro ponto importante ao escrever textos é organizar bem seu conteúdo através de listas, Fontes que facilitem a leitura, título e subtítulos bem dispostos e significativos.

Para textos grandes fontes com serifa são mais fáceis de ler em um monitor, tal como a Georgia - criada propriamente para Web -. Porém, em alguns casos no ponto de vista de elegância e design, fontes serifadas não são bem vistas, e podem ser substituídas por fontes sem Serifa como Helvetica ou Verdana.

Por último, e não menos importante, escreva 15% menos para um texto web, do que escreveria para um texto impresso, pois são raras as pessoas que leem um texto em sua totalidade.


Autor : wanderlei santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para Iniciantes - Clash of Clans

Este post visa apenas expor algumas dicas e experiências vividas até o momento no jogo Crash of Clans, desenvolvido para aparelhos da Apple, é indicado para quem não conhece o game ainda ou para quem apenas quer ler algumas dicas e experiências (ao fim) . 
Sou o membro Osians integrante do Clan Unrated.

How to play Clash of Clans on PC

A few days ago I was looking for a way to play Clash of Clans on my Desktop PC, but I just found fakes and links to surveys.
After some frustrations I discovered that Clash of Clans now is available for Google Android, so I think that an easy way to play this game is to install an Android emulator on PC.
There's a lot of Android emulator over the internet and after testing a bunch of these last month I conclude that the best choise is BlueStacks.  (You can download it at http://www.bluestacks.com/ )

Note that I'll not teach you how to install it because there's a lot of tutorials and how-to's over the internet.
- After install the emulator just execute it; 
- You need to set up this, the system will ask you about a google account( if you haven't, go ahead and do one );
- Finally, into the Android emulator go to the Google Shop, search for Clash of Clans and install it.

If the tip above is not clear or if you have any doubt, please let me know.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP , API + XML

RESUMOEsse documento visa ensinar como implantar o rastreamento de mercadorias dos correios em um Website utilizando para isso a linguagem de programação PHP. Caso você queira apenas rastrear um Objeto dos Correios, pode fazer isso através do site Sooho clicando aqui ou através do site dos Correios.


Nota importante: Mediante as alterações de 2017 nos serviços dos correios, eu recomendo fortemente que use o tutorial do seguinte link: http://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/
Ele lhe dará uma solução de rastreamento definitiva e valida a longo prazo.

Bolo gelado de Maracujá com cobertura de Marshmallow frio e geleia de Brilho

Hoje um amigo na acadêmia pediu-me uma receita de bolo de maracujá, então, para "não deixar esse blog muito monótono" vamos aprender uma receita de bolo gelado de maracujá. =]


(Foto ilustrativa retirada do site Anamaria  http://mdemulher.abril.com.br/revistas/anamaria/ )
O Bolo ou Torta de Maracujá (chame-o como quiser) é o que pode ser visto na foto acima.


MASSA
06 ovos separados 02 xícaras (chá) de açúcar 03 xícaras (chá) de farinha de trigo ½ xícara (chá) de água 01 xícara (chá) de suco de maracujá 01 colher (sopa) de fermento em pó

RECHEIO
01 lata de creme de leite s/ soro gelado ½ lata de leite condensado gelado 1/3 lata de suco de maracujá 01 colher (sopa) de emulsificante ** polpa de Maracujá

MARSHMALLOW FRIO
03 Claras 09 colheres (sopa) cheia de açúcar 01 colher (sopa) cheia de emulsificante ** essência de baunilha á gosto

GELEIA DE BRILHO
½ xícara (chá) de água ½ xícara (chá) de suco de maracujá ½ colher (sopa) de amido ** polpa de maracujá

MODO DE FAZER Bolo:
Separar as gemas da…

AppCake no lugar do Installous ( Outdated Version )

Uma vez que o Installous foi descontinuado e vive a emitir a todo momento a mensagem "Installous - Outdated Version" , a solução mais simples e pratica é troca-lo por uma app com as mesmas características, no caso o AppCake.
Podemos instalar o AppCake através do Cydia.

Vou ser rápido quanto a instalação do mesmo neste post visto que a instalação é simples.
vamos aos passos:

1 - abra o Cydia e acesse Manage;
2 - acesse Source toque em Edit e em seguida toque em Add (no canto superior esquerdo da tela);
3 - escreva http://cydia.iphonecake.com e clique em Add Source;
4 - Apos a instalação da fonte, volte ao cydia acesse Search e digite AppCake , toque na Aplicação que aparece no resultado e em seguida toque em Install no canto superior direito da tela.


Desbloqueando Nintendo Wii 4.3

Bem, este não é um tutorial de como destravar seu aparelho Wii, visto que existem uma gama imensa de tutoriais na web descrevendo isso em passos simples, este artigo apenas visa mostrar as minhas experiências no destravamento de um novo Nintendo Wii Preto 4.3e. Ao final deste post deixarei as fontes que utilizei para desbloqueio do mesmo.


Em agosto de 2011 minha irmã foi à Europa e por lá encontrou um nintendo Wii novo Preto com Motion Plus  super barato que vem por padrão na versão 4.3e. O Grande problema é que ele é bloqueado para região Europeia.
A principio eu não queria ficar a cargo de desbloquear o aparelho. E fui até uma loja especializada consultar o valor de desbloqueio, que ficava em R$200,00 ... um preço salgado visto que o aparelho não custa tudo isso. O jeito é tentar desbloquear por conta própria, então fui pesquisar como fazer isso através da internet.


Infelizmente - e diferente de Sony e Microsoft - a Nintendo divide seus consoles por Regiões, sendo estas America(U), Eur…

Delphi - Inserir valor Moeda no TEdit

Estive pesquisando meios de usar um TEdit no Delphi com formatação como a dos Bancos em Moeda, para um Projeto antigo meu. Porém, achei apenas uma postagem falando sobre o assunto. (Link segue nas fontes)
Mas, apesar de fazer o que eu queria, o código era um tanto complicado, pois da forma que estava seria necessário refazer o mesmo para todos os TEdits que eu fosse usar para inserir valores monetários além de ter que usar 2 eventos de cada TEdit (OnkeyPress e OnChange). Então, baseado nesse código criei uma pequena Procedure para fazer essa formatação de maneira simples. Para isso, basta passar como parâmetro o TEdit que deve ser formatado e o Key do teclado que será passado ao mesmo. Segue código comentado abaixo.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP + SOAP

Nota Importante: Olá, esse mesmo artigo encontra-se atualizado em um novo site de minha autoria, o Soohohttp://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/ , dêem preferência ao conteúdo ali contido, visto futuramente este blog ficara obsoleto. Obrigado. 
O Código que se segue, é uma alternativa para rastrear objetos do Correio através do PHP com a tecnologia SOAP. Uma vez que a API mais antiga dos correios - PHP + XML -, não tem funcionado corretamente, resolvi por publicar esse método simples que espero ser de alguma ajuda a quem necessite.
Codígo melhorado no Github:https://github.com/osians/rastreamento-de-pedidos/

Bom, eu não vou me ater a uma extensa explicação sobre os detalhes do código, apenas gostaria de frisar algumas notas importantes. 

- Primeiro:  se você pretende utilizar a API dos correios, tire um tempo e vá até uma Agência e solicite sua senha e username para uso da mesma.   - Segundo: A documentação para compreender a terminologia dos correios, enco…