Pular para o conteúdo principal

Linux Fedora 15 Gnome


Bom, após uma tentativa falha de instalar o Mac OS X Leopard em um computador Intel, eu decidi instalar novamente o Linux no HD onde ficaria o MAC OS.
O Último Linux que usei foi o Ubuntu 11.04 mas em verdade o Ubuntu nunca me agradou muito.


Para responder de forma rápida a pergunta, Qual Linux distro é melhor?
Se você é usuário Casual OpenSuse, é de longe a melhor escolha. Usei vários Linux ao longo de 4 anos, e o melhor até hoje foi o OpenSuse por trazer uma grande gama de facilidades para usar no dia a dia.
Agora caso você seja usuário Avançado, goste de explorar e tenha tempo, o Fedora é a melhor Distribuição Linux.
Eu usei um tempo atrás o Fedora 12, e o Live CD na hora da instalação simplesmente formatou minhas outras partições sem mais nem menos, e sem confirmação. Apesar desse incidente usei o Fedora 12 KDE por muito tempo, ele era rápido, estável, seguro, reconhecia muito bem os periféricos instalados.


Bem, hoje eu encontrei o Fedora 15 para baixar na internet, como o OpenSuse 11.3 que eu tenho só instala a "trancos e barrancos" no meu PC, não reconhece a rede e não vem com gcc para corrigir isso, optei por baixar o Fedora e instalar ele.
Montei um PC a pouco tempo com a seguinte configuração: Processador Intel I3, Placa mão Intel, Memória Ram 2GB e HD 500GB Sansung.
Apenas isso, como pode ser notado não tenho Placa de Vídeo, mas o Processador Intel resolve isso fácil, com suas melhorias gráficas.


A instalação do Fedora 15 é simples e não requer explicação detalhada, apenas recomendo deixar uma Partição livre sem nenhum sistema de Arquivos,  e na hora de instalação(quando for perguntado) especifique para instalar na área Livre.
Bem, irei citar abaixo minhas experiências até o momento com o Sistema, e irei dar algumas poucas dicas de como torna-lo mais usual.


A instalação do Fedora tem uma coisa bem chata que é particionar o HD em várias partes, mas de certa forma é um meio de organização para o sistema.


Após a instalação é recomendável fazer uma atualização do sistema. Clicando sobre Activities / System / Updates .
Caso hajam erros com a atualização por GUI, abra um terminal e execute o seguinte comando para corrigir o problema:
# atualizar o sistema via terminal
su -c 'yum update'


A imagem abaixo mostra o Fedora 15 com Gnome após a instalação. Este abaixo é o gerenciador de Aplicativos que é ativado ao clicar em Activities ou Passar o mouse no canto superior esquerdo da tela e selecionar Applications.




Uma das desvantagens em relação a outras distros Linux é que ao instalar o Fedora 15, não serão instalados os pacotes LibreOffice e nem pacotes como GIMP(  ao menos na versão LIVE CD - 570mb). Mas isso pode ser contornado fácil pois a instalação de novos Softwares continua muito simples como é de costume em toda distribuição Linux.
Através de Activities / Applications / "Install/Remove Programs" é possível instalar uma infinidade de aplicativos em Linux, sem a necessidade de ficar a pesquisar na Web.




Outro problema aparente pós instalação é que o teclado pode não vir a ser configurado corretamente para o Português Brasil. No meu caso minha senha root que contém um (@) arroba foi reconhecido como (”) apostrofo, o que causou certa confusão depois que reconfigureio teclado para a versão correta - uma vez que a senha não é visível -, portanto é indicado sempre senhas com letras e números sem caracteres especiais que variem sua posição em diferentes layouts de teclado.


Talvez as maiores vantagens do Fedora 15 seja relacionado a simplicidade por ser enxuto, a rapidez, estabilidade, além de reconhecer perfeitamente uma grande variedade de hardwares novos ou antigos, e por ser um Linux é facil configurar e customizar seu visual.


A usabilidade do Gnome 3 é um tanto confusa no Fedora 15. As configurações padrões não são muito usuais. Por exemplo, para desligar o Sistema é necessário clicar em "username" no canto superior direito, depois clicar em logout para ir para a tela de login, para só então ter a opção de desligar o Sistema.
Para corrigir esse e outros problemas uma solução é usar softwares de gerenciamento alternativo, no caso os GNOME Shell Extensions, que podem ser consultados no link ao fim deste artigo. Abaixo segue algumas instalações úteis:
# entrar como root no fedora 15
su -
# instala um novo estilo de menu com opção de Desligar Sistema
yum install gnome-shell-extensions-alternative-status-menu
# instala uma dock de favoritos na lateral direita
yum install gnome-shell-extensions-dock
# instalar o Alternative Status Menu
yum install gnome-shell-extensions-alternative-status-menu

Apos estes passos acima, vá ao desktop e pressione Alt + F2, digite r e clique enter, para que o gerenciador de themas do Gnome seja reiniciado com as novas funções.


A nova opção de menu do usuário no fedora 15 fica como a seguir :
Algo interessante a fazer também é instalar o repositório Rpm Fusion, com os pacotes non-free.
# comando para instalar repositório non-free no fedora 15
su -c 'yum localinstall --nogpgcheck http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm'


su -c 'yum update'


O repositório acima trás uma gama de novos softwares, que por alguns motivos Legais não podem estar nos repositórios do default do Fedora. Um exemplo de Software é o mplayer usado para reproduzir arquivos de video e que pode ser instalado com o comando:
# buscando o pacote para instalação
yum search mplayer
# em meu caso nativo para 64bits 
su -c 'yum install mplayer.x86_64'


Uma das coisas que mais me chama atenção negativamente neste Gnome 3 é o fato das janelas, não ter os botões minimizar e maximizar por padrão.
Bem, isso deve ser configurado para dar mais usabilidade ao sistema, porém, 
o Fedora 15 não vem com muitas opções de software para customização ou configuração do Sistema. Portanto, é ideal que se instale alguns softwares adicionais para efetivar essas tarefas.
Você pode instalar estes a partir do aplicativo Gui Instalar/Remover Programas, ou através da linha de Comando, com :
yum install dconf-editor
yum install gnome-tweaks-tool
yum install ailurus.noarch

Os programas que recomendo são:
GConf - Gerenciador de configurações - Permite completa configuração do Gnome e dos aplicativos instalados.
Para incluir nas Janelas a Opção de Minimizar e Maximizar no Fedora 15, basta abrir o GConf, Navegar através de : /desktop/shell/windows e em button_layout incluir : minimize,maximize,close


Tweak Tool - GUI intuitiva para a configuração do Sistema. 
Por padrão o Desktop no Fedora não aceita a inclusão de icones, ou documentos. Com o Tweak Tool é fácil configurar essa opção para que seja aceito, como pode ser visto na imagem abaixo.
(Obs: Emesene tinha alguns problemas para ser instalado no OpenSuse no fedora ele se instala fácil)


Ailurus - Permite a configuração e instalação de Softwares além de visualização de informações sobre o Sistema


Dica: Caso você prefira o modelo de menu antigo do Gnome, em que se usa vários menus aninhados para se locomover no sistema. Basta ir em Activities/ System/ System Configurations  , selecionar Informações do Sistema, clicar em Gráficos e marcar "Modo de Reserva Forçado" ao reiniciar o sistema o Menu antigo será usado ao invés do "Activities".


Através do Tweak Tool, poder-se-irá configurar os Temas do Sistema, no caso o padrão é o tema Adwaita. Como é exibido na figura abaixo. 
O Comando executando no Terminal, confirma a localização do Tema, em /usr/share/theme/Adwaita o comando foi:
find / | grep Adwaita | more


Como de costume eu sempre instalo o navegador Opera para uso pessoal. Com a instalação do repositório RPM Fusion, este pode ser encontrado no Aplicativo Install/Remove Programs. 
No meu caso eu baixei pelo site. No caso do Fedora os pacotes normalmente veem no formato .rpm e podem ser facilmente instalados com o comando:
yum -c 'rpm -ivh ./aplicativo-versao.x.x.x.rpm'


Instalando Flash.
O Fedora 15 que escolhi está na versão 64 bits, portanto ao entrar no site da Adobe, é oferecido uma versão Nativa 64 bits para Linux, está foi a que optei.
O Flash vem em um pacote .tar.gz dentro deste há um aplicativo libflashplayer.so que deve ser movido para a pasta Plugin dos navegadores.
Bem se não me engano é possível e ideal colocar o flash dentro de uma pasta share onde os navegadores buscam pelo mesmo. 
No meu caso eu instalei da forma manual um para cada Navegador, inserindo o arquivo diretamente em suas pastas de plugin. A vantagem deste método é que posso usar o Flash 32bits no Firefox enquanto uso 64bits no Opera.
Abaixo seguem os comando que utilizei:
# descompactando o flash 64 bits
tar -xzvf flashplayer11_rc1_install_lin_64_090611.tar.gz
#logando como root
su -
# instalando o flash no firefox
cp libflashplayer.so /home/osians/.mozilla/plugins/libflashplayer.so
#alterando o proprietario do arquivo de root para meu usuário comum
chown osians.osians libflashplayer.so


Para instalar o flash no opera basta seguir os passos acima, 
alterando a pasta para /usr/lib64/opera/plugins/


Para quem costuma acessar com muita frequência a partição do Windows, uma dica é inserir uma entrada para montagem do sistema na fstab que se localiza em /etc/fstab


No meu caso, eu criei uma pasta para montagem na raiz do File System Linux, e inserir uma entrada no fstab.
mkdir /windows
Bem, para concluir, eu realmente recomendo o Fedora 15, porque o sistema Linux correndo por baixo do Gnome é extremamente poderoso, seguro, versátil e estável. E eu estarei utilizando ele como meu sistema do dia a dia.
Como alternativa para quem não se adapta ao Gnome pode-se instalar o KDE como Gerenciador padrão, o que muda drasticamente a usabilidade para melhor.


Abaixo seguem algumas boas fontes de leitura:
http://live.gnome.org/GnomeShell/CheatSheet#List_of_Keybindings
http://ranjith.zfs.in/gnome-shell-extensions-for-fedora-15-open-suse-11-4-arch-linux/
http://technologytales.com/2011/05/29/gnome-3-in-fedora-15-a-case-of-acclimatisation-and-configuration/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para Iniciantes - Clash of Clans

Este post visa apenas expor algumas dicas e experiências vividas até o momento no jogo Crash of Clans, desenvolvido para aparelhos da Apple, é indicado para quem não conhece o game ainda ou para quem apenas quer ler algumas dicas e experiências (ao fim) .  Sou o membro Osians  integrante do Clan Unrated.

How to play Clash of Clans on PC

A few days ago I was looking for a way to play Clash of Clans on my Desktop PC, but I just found fakes and links to surveys. After some frustrations I discovered that Clash of Clans now is available for Google Android, so I think that an easy way to play this game is to install an Android emulator on PC. There's a lot of Android emulator over the internet and after testing a bunch of these last month I conclude that the best choise is BlueStacks .  (You can download it at  http://www.bluestacks.com/  ) Note that I'll not teach you how to install it because there's a lot of tutorials and how-to's over the internet. - After install the emulator just execute it;  - You need to set up this, the system will ask you about a google account( if you haven't, go ahead and do one ); - Finally, into the Android emulator go to the Google Shop, search for Clash of Clans and install it. If the tip above is not clear or if you have any doubt, please let me know.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP , API + XML

RESUMO Esse documento visa ensinar como implantar o rastreamento de mercadorias dos correios em um Website utilizando para isso a linguagem de programação PHP. Caso você queira apenas rastrear um Objeto dos Correios, pode fazer isso através do site Sooho clicando aqui  ou através do site dos Correios . Nota importante: Mediante as alterações de 2017 nos serviços dos correios, eu recomendo fortemente que use o tutorial do seguinte link: http://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/   Ele lhe dará uma solução de rastreamento definitiva e valida a longo prazo.

Bolo gelado de Maracujá com cobertura de Marshmallow frio e geleia de Brilho

Hoje um amigo na acadêmia pediu-me uma receita de bolo de maracujá, então, para " não deixar esse blog muito monótono " vamos aprender uma receita de bolo gelado de maracujá. =] (Foto ilustrativa retirada do site Anamaria  http://mdemulher.abril.com.br/revistas/anamaria/  ) O Bolo ou Torta de Maracujá (chame-o como quiser) é o que pode ser visto na foto acima. MASSA 06 ovos separados 02 xícaras (chá) de açúcar 03 xícaras (chá) de farinha de trigo ½ xícara (chá) de água 01 xícara (chá) de suco de maracujá 01 colher (sopa) de fermento em pó RECHEIO 01 lata de creme de leite s/ soro gelado ½ lata de leite condensado gelado 1/3 lata de suco de maracujá 01 colher (sopa) de emulsificante ** polpa de Maracujá MARSHMALLOW FRIO 03 Claras 09 colheres (sopa) cheia de açúcar 01 colher (sopa) cheia de emulsificante ** essência de baunilha á gosto GELEIA  DE BRILHO ½ xícara (chá) de água ½ xícara

Delphi - Inserir valor Moeda no TEdit

Estive pesquisando meios de usar um TEdit no Delphi com formatação como a dos Bancos em Moeda, para um Projeto antigo meu. Porém, achei apenas uma postagem falando sobre o assunto. (Link segue nas fontes) Mas, apesar de fazer o que eu queria, o código era um tanto complicado, pois da forma que estava seria necessário refazer o mesmo para todos os TEdits que eu fosse usar para inserir valores monetários além de ter que usar 2 eventos de cada TEdit ( OnkeyPress e OnChange ). Então, baseado nesse código criei uma pequena Procedure para fazer essa formatação de maneira simples. Para isso, basta passar como parâmetro o TEdit que deve ser formatado e o Key do teclado que será passado ao mesmo. Segue código comentado abaixo.

Desbloqueando Nintendo Wii 4.3

Bem, este não é um tutorial de como destravar seu aparelho Wii, visto que existem uma gama imensa de tutoriais na web descrevendo isso em passos simples, este artigo apenas visa mostrar as minhas experiências no destravamento de um novo Nintendo Wii Preto 4.3e. Ao final deste post deixarei as fontes que utilizei para desbloqueio do mesmo. Em agosto de 2011 minha irmã foi à Europa e por lá encontrou um nintendo Wii novo Preto com Motion Plus  super barato que vem por padrão na versão 4.3e. O Grande problema é que ele é bloqueado para região Europeia. A principio eu não queria ficar a cargo de desbloquear o aparelho. E fui até uma loja especializada consultar o valor de desbloqueio, que ficava em R$200,00 ... um preço salgado visto que o aparelho não custa tudo isso. O jeito é tentar desbloquear por conta própria, então fui pesquisar como fazer isso através da internet. Infelizmente - e diferente de Sony e Microsoft - a Nintendo divide seus consoles por Regiões, sendo estas America(

AppCake no lugar do Installous ( Outdated Version )

Uma vez que o Installous foi descontinuado e vive a emitir a todo momento a mensagem " Installous - Outdated Version " , a solução mais simples e pratica é troca-lo por uma app com as mesmas características, no caso o AppCake . Podemos instalar o AppCake através do Cydia . Vou ser rápido quanto a instalação do mesmo neste post visto que a instalação é simples. vamos aos passos: 1 - abra o Cydia e acesse Manage ; 2 - acesse Source toque em Edit e em seguida toque em Add (no canto superior esquerdo da tela); 3 - escreva  http://cydia.iphonecake.com e clique em Add Source ; 4 - Apos a instalação da fonte, volte ao cydia acesse Search e digite AppCake , toque na Aplicação que aparece no resultado e em seguida toque em Install no canto superior direito da tela.

Rastreamento de Pedidos : Correios - PHP + SOAP

Nota Importante:  Olá, esse mesmo artigo encontra-se atualizado em um novo site de minha autoria, o  Sooho   http://sooho.com.br/2017/03/24/rastreamento-de-pedidos-correios-php-soap/ , dêem preferência ao conteúdo ali contido, visto futuramente este blog ficara obsoleto. Obrigado.  O Código que se segue, é uma alternativa para rastrear objetos do Correio através do PHP com a tecnologia SOAP . Uma vez que a API mais antiga dos correios - PHP + XML -, não tem funcionado corretamente, resolvi por publicar esse método simples que espero ser de alguma ajuda a quem necessite. Codígo melhorado no Github:   https://github.com/osians/rastreamento-de-pedidos/ Bom, eu não vou me ater a uma extensa explicação sobre os detalhes do código, apenas gostaria de frisar algumas notas importantes.    - Primeiro:  se você pretende utilizar a API dos correios, tire um tempo e vá até uma Agência e solicite sua senha e username para uso da mesma.   - Segundo: A documentação para compree