“Uma verdade irrefutável ressalta em toda a vida humana: é a de que o homem tem que lutar.” (P. e Relações Humanas - NOVO BRASIL EDITORA BRASILEIRA)
Ao Ser de natureza animal a “luta” supracitada, pode significar combates pela sobrevivência, batalhas sangrentas em que uma das partes vem a falecer ao termino da luta, porém, ao ser de natureza evolutiva a “luta” soa como a necessidade do aprendizado constante, a determinação e esforços empregado em alcançar um objetivo, ou um sonho, sendo a incessante batalha por alcançar satisfação nas atividades diárias.
Mas, o que separara a natureza animal da natureza evolutiva e divina?
Simples, o Aprender., é nele que o ser humano criará arquétipos positivos que predisporão mudanças nas suas escolhas futuras, encontrará mais facilmente soluções para seus problemas na vida individual, conjugal, social e religiosa, saberá como reagir ante o inesperado de maneira sábia.
Então, como Aprender?
Lendo, visualizando, refletindo e discutindo, indagando e interagindo. De um modo geral o aprendizado é parte do processo cognitivo o qual se dá mediante a aquisição do conhecimento pela percepção, raciocínio lógico e aplicação prática, é uma atividade constante e rotineira que deve fazer parte da sua vida diária.
Você já se perguntou porque tem dificuldades em aprender sobre um novo assunto, após determinada idade?
Como você avalia a sua infância hoje?
Quando criança temos facilidade em reter inúmeras informações, pois tudo é um mundo novo, estamos formando nosso caráter, nossos pensamentos e ideias a cerca de determinados assuntos, perguntamos a todo momento como as coisas funcionam chegando a sermos irritantes aos mais velhos em determinados momentos. Além do mais, a criança tem ao seu favor o fator "surpresa", tudo a surpreende, e quando algo nos surpreende tendemos a querer saber mais a repeito, já quando somos mais velhos, perdemos a capacidade de nos surpreender por acreditar que já sabemos de mais acerca das coisas com as quais nos deparamos.
A criança é isenta de preconceitos, de esteriótipos que na vida adulta nos afasta de conhecer novas pessoas, novos assuntos, crenças, culturas, ou de termos nossas ideias confrontadas. É na vida adulta que perdemos o dom de questionar o “Por que” das coisas, de sermos curiosos., acreditamos saber mais do que o necessário para a vida, somos crentes sobre as coisas que acreditamos, criamos uma barreira a nosso redor que impede que novos assuntos sejam assimilados por nossa mente ou ignoramos completamente quem venha questionar a verdade em que acreditamos. A grosso modo, nos trancamos em um casulo, impedindo de nos reeducarmos. A criança não sofre com esse problema, por estar sempre de mente aberta a novas opiniões, tentando encontrar características comuns entre as várias definições que lhe seja apresentada, e ouvindo diverentes opiniões acerca das coisas, afim de formar a sua própria opinião.
Em verdade, para aprender e assimilar novas ideias em nossa mente, devemos voltar a infância no sentido de questionar sobre tudo, sobre cada fato novo que nos seja apresentado, é preciso indagar a nós mesmos a cada minuto, “será que isso é verdade?”,”será que estou certo(a) em pensar dessa forma?”,”será o que a tv está falando verdade?”. Não tenha medo ou vergonha de perguntar, não existem perguntas tolas.
- Dedique-se ao que lhe interessa
Não tem sentido ler um livro ao qual o assunto não lhe agrade, ir a Palestras, Workshops, Seminários apenas por recomendações ou para ser visto como uma pessoa mais culta. Leia sobre diferentes assuntos, note o sentimento que cada um desperta em si. Se lhe interessam assuntos voltados ao “Meio Ambiente e Preservação”, “Esporte”,”Política”,”Artes”, “Religião” de ênfase em aprender mais sobre o assunto, pesquise, discuta com amigos, se o assunto não os interessa, busque novas amizades que compartilhe das mesmas coisas que gosta, tens livre arbítrio para suas escolhas pessoais.
- Aprenda a ver além
Nosso cérebro funciona de forma primitiva, recordará com mais facilidade informações que sejam imporantes para nos manter vivos, desse modo, se tememos problemas Cardíacos nossa mente guardará com extrema precisão uma apresentação sobre o funcionamento de um desfibrilador, porém, não guardará com tanta precisão uma palestra sobre a vida e morte de Petrarca, Galileu ou Bocaccio, já que esta pouco influenciará na continuidade da vida que nos pertence.
Quando for ler sobre determinado assunto, faça deste uma necessidade, como se sua vida dependesse disto, envolva a leitura em meio a sentimentos e emoções.
Procure sempre um local calmo para leitura, se isso não for possível pratique algumas técnicas de meditação, - como prestar atenção a sua respiração por alguns minutos, ou fixar seu olhar em um ponto do teto encaminhando-o ao livro quando alcançar a atenção necessária -, isso ira ajudar a disciplinar sua atenção de modo que nada venha a interferir na leitura ou aprendizado em si.
Enfim, concentre-se, livre sua mente de toda e qualquer futilidade que venha a desviar seus pensamentos do verdadeiro objetivo, aprender.
Beba bastante liquido(preferencialmente água), esta funciona como lubrificante às engrenagens mentais, alem disso, ao ler sempre procure uma posição confortável - não muito, para não correr o risco de cair no sono -, de preferência mantenha uma postura ereta, isso é muito importante para ajuda a manter a atenção mental.
Leia devagar e pausadamente para associar melhor o conteúdo., se notar que a leitura não esta obtendo resultados positivos, pare e relaxe o corpos, ou continue mas tarde.
Quando ler algo visualizar cenas nítidas e detalhadas em sua mente como se estivesse a presenciar o fato. Em caso de materiais a serem decorados associe o que lê visualizando uma cena inusitada, engraçada e pouco comum. Nossa mente precisa visualizar o que vai recordar, e caso a visualização seja algo extremamente incomum (tal como Bois Voando com enormes asas de falcão, nos Ares da Argentina) nosso cérebro recordará com mais facilidade.
O horário matutino vem a ser a melhor escolha para estudar assuntos importantes ,já que, neste período nossa mente está mais alerta e disposta a aprender, outro horário seria durante a noite não muito antes de dormir.
Nunca opine algo, antes de um conhecimento aprofundado acerca do mesmo. Temos uma estranha satisfação em dar opiniões antecipadas mesmo, sem saber exatamente sobre o que estamos falando., dias após o ocorrido descobrimos estar errados, e preferimos calar-se a divulgar nosso julgamento errôneo.
Pergunte constantemente o “porque” de tudo, a cada novo aprendizado, a cada parágrafo de um livro., indague a todo momento, compare seu ponto de vista, suas ideias, contradiga o autor ou a fonte, debata consigo mesmo o assunto, afim de não restarem dúvidas sobre o tema abordado.
- Reflita
Não Aceite passivamente as coisas da forma que elas lhe são apresentadas na tv, no rádio, nos livros e revistas, questione, faça perguntas mentalmente e as responda conforme estas surjam, confronte as suas concepções com as que lhe são apresentadas peça a opinião de outras pessoas afim de sanar todas as dúvidas. Se for o caso, contate a fonte autora da ideia, afim de pedir mais informações, ou lhe apresentar seu modo de ver.
Interaja com as pessoas, mostre-lhes seu ponto de vista, escute-as calmamente e educadamente, mantenha-se de mente aberta, afim, de agregar novas concepções acerca do tema discutido. Podemos aprender mais conversando determinado assunto com alguém entendido a tentar descobrir apenas em livros.
Lembre-se, o Aprender é uma dádiva adquirida com o tempo.
autor: wanderlei santana.
Comentários
Postar um comentário