“O que é a Verdade, senão, Repetição.”
Um fato repetido inúmeras vezes pode se tornar uma verdade aceita por milhões de pessoas, sem ao menos que estas se proponham a questionar sua origem e veracidade.
Desde os primórdios da humanidade, a principal e única capacidade que tem separado homens de animais é o dom de pensar racionalmente, porém, é notável que a maioria das pessoas ainda hoje, não se utiliza desta virtude afim de compreender o mundo que as rodeia, ou mesmo o motivo de estarem aqui presentes.
Determinadas “Verdades” ao passar dos anos se fortificaram e enraizaram na mente das pessoas de tal maneira que tudo é aceito sem muito questionamento. A Religião, a Cultura, o modo de Viver, representam verdades inseridas no contexto de vida de um ser humano logo em seus primeiros anos de vida., tais verdades tendem a moldar a maneira como um ser humano deve se comportar perante a sociedade que o rodeia, impondo regras e normas aceitáveis para o convívio em sociedade.
Um ser humano envolcro em tais verdades, concepções ou camadas sociais, perde parcialmente sua necessidade de questionamento, sua curiosidade sobre os fatos da vida, não tem coragem, é incapaz, e aceita tudo como lhe é dito, participa assiduamente de cultos religiosos, palestras, ensinamentos, lê livros que venha de encontro a lhe dar informações sobre como sua vida deve ser ministrada.
A Historia humana mostra que o homem só evolui quando decide abrir mão de certas crenças e ingressar rumo ao desconhecido, rumo a novas descobertas. Até meadas de 1500 o ser humano ainda imaginava a terra como sendo um grande plano, em que se chegasse à beirada as Caravelas cairiam no infinito, porém, graças a genialidade de pessoas que pensavam diferente como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Magalhães que Navegou ao redor do mundo - comprovando a teoria sustentada pelos dois primeiros, de que, a terra era redonda -, ao mundo e às pessoas se deu uma revolução grandiosa, isso trouxe mudanças significativas que alteraram os desígnios na vida sobre a terra, as pessoas deixaram de lado certas crenças para as quais estavam presas, tudo isso permitiu grandes avanços e mudanças no meio social.
Porém, de onde surgem tais convicções e porque as pessoas tendem a crer no que ouvem?
A maioria das pessoas teem tendência a ser submissas, e no fundo, se sentem incapazes de encontrar determinadas respostas para fatos ocorridos na vida cotidiana ou no mundo. Quando uma pessoa vai a uma Palestra, isso demonstra sua incapacidade de encontrar respostas, por si só, às indagações que o mundo lhe apresenta. Quando vai a uma Igreja, se sente temeroso perante uma força superior a qual desconhece, e para a qual nunca procurou uma resposta concisa. Raríssimas são as pessoas que vão a uma Palestra ou a uma Igreja confrontar sua opinião própria, com a opinião ali recebida. Infelizmente, essa falta de questionamento acerca do que ouvem ou veem, faz com que as pessoas regridam na vida, tornam-as acomodadas e desinteressadas.
“Uma vida não questionada não merece ser vivida.” (Platão).
Quando alguém se torna acomodado com a vida, se submete a um trabalho escravo, recebe um salário não condizente com seu valor profissional, está sempre exausto, ingressa em uma Faculdade da qual não consegue manter a atenção - vindo a ser um futuro profissional relapso -, reclama da vida e sente que outras pessoas teem mais sorte,
está sempre intimamente ligado a familia, aos amigos, sem se dar conta ou se preparar para o fato de que estes irão morrer um dia, não planeja a “sua vida” e então os dias passam um após o outro, os anos passam e a vida se esvai, no fim nada foi aproveitado tudo se transforma em lágrimas, dor e sofrimento.
Se você se submete a uma vida acomodada, mas tarde não terá forças para voltar atrás.
O motivo pelo qual as pessoas se acomodam perante a vida, ou o porque de aceitarem passivamente tais condições, em parte está relacionada também a má educação recebida pelos Pais, pelas Escolas e pela mídia, que a todo momento lhes tenta impor um padrão de vida hereditário. Porém, talvez o que mais tenha influência em suas ações presentes esteja escondido no mais intimo de sí, o medo do desconhecido.
Quando algo sem explicação acontece, o ser humano não busca uma resposta própria baseada nos conhecimentos e visão atual do mundo, mas sim, procura em fatos Bíblicos, livros de Profecias e afins.
A grande maioria das pessoas não se da conta de que grande parte das histórias Bíblicas, são apenas fatos que nunca ocorreram, ou que previsões e profecias não passam de visões distorcidas de um autor baseadas em suas crenças. Hoje é insensato crer que existiu uma Arca de Noé, pois, seria improvável, reunir animais de tudo que é espécies, ou crer em um dilúvio de tamanhas proporções. Além do mais, as pessoas tinham uma visão muito limitada acerca do mundo, o simples romper de uma barragem poderia significar um dilúvio. Não se pode concluir com toda certeza o que o autor de tais textos gostaria de afirmar, mas como supracitado, a tendência é que as pessoas deem suas interpretações errôneas adaptando visões antigas a atualidade e criando assim novas religiões, ou escrevendo livros baseados em tais inverdades com a única finalidade do capital.
Quando a chuva era um fato sem explicação, na antiga Noruega, antes do Cristianismo se estabelecer e mostrar suas explicações do mundo para as pessoas, acreditava-se que o Deus Thor, viajava pelos céus brandindo seu Martelo, provocando Raios e Trovões, causando assim a chuva. A chuva trazia consigo fartura de alimentos, assim, Thor era considerado o Deus da fertilidade. Nota-se, que na Antiguidade as pessoas explicavam o mundo a seu redor, baseado em visões limitadas da época, porém, muitas dessas visões limitadas ainda refletem e foram herdadas através de algumas de nossas culturas atuais, tirando totalmente nossa necessidade de questionamento, pois temos as respostas para tudo. Isso transformou-nos internamente em seres alienados que aceitam tudo de forma passiva.
Com essas concepções limitadas em mente, as pessoas são manipuladas e persuadidas o tempo todo, ingressam em trabalhos para as quais não tem vocação, não lutam arduamente por seus desejos e sonhos, vivem num mundo inventado, do qual devem ter uma religião, ter crenças, cultura, devem casar e ter uma vida fictícia onde finge ser feliz mas passa a maior parte do tempo se lamentando por motivos dos quais nunca encontrará as respostas pois evitou tomar as rédeas de sua vida.
As Respostas para a Vida não estão em livros, em fatos antigos, em previsões ou profecias., cabe a cada um encontra-las no mais intimo de si.
Se o ser humano evita uma vida acomodada, ele encontra forças para alcançar o êxito, atingir seus maiores objetivos e sonhos. Estabelece um rumo, traça planos e metas, e nada se antepõe em sua trajetória vitoriosa. Porém, se o homem apenas aceita a vida como esta se lhe apresenta, estará cometendo um suicídio, inerte em meio a mesmice, sofrendo ao passar dos dias enquanto vê seus amigos, parentes e conhecidos realizando sonhos, desejos, envolvidos com grandes empreendimentos, enquanto sua vida é um constante marasmo em que nada de grandioso acontece, não realiza seus desejos, e nunca encontrará forças para renovar sua vida.
Cabe a cada um descobrir o verdadeiro caminho para construir a vida vitoriosa e plena de realizações que deseja, indagando-se constantemente, “Em que devo acreditar?”, “O que me trará felicidade, satisfação?”, “Estou no caminho certo, ou devo mudar algo?”. Além disso, deverá desenvolver certas qualidades especiais, ter um propósito firme ao qual seguir, organizar toda sua vida priorizando objetivos que julga mais importantes para a satisfação plena e buscar incansavelmente a evolução Humana e Felicidade baseada em suas próprias respostas aos mistérios que a vida lhe apresente.
Autor : Wanderlei Santana
Email : sans.pds@gmail.com
Blog : osians.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário