Para quem acha que escrever para Web é como escrever um Livro, Revista ou algo do Gênero, encontra-se totalmente errado. Diferentemente das páginas impressas, na internet as pessoas não leem o texto, elas escaneiam.
Ninguém na atualidade gosta de perder tempo frente ao monitor, lendo um texto, grande e cansativo, por mais que um texto seja bom ninguém perderá seu precioso tempo o lendo, pois a leiturá se torna monótona e pouco do conteúdo será absorvido. Portanto um texto voltado para Web deve ser facilmente escaneado pelas pessoas, tendo seu conteúdo principal abstraído e absorvendo sem grande esforço ou perda de tempo.
Podemos tirar a prova de que Monitor e texto impresso são diferente. Se você tem um Livro o qual tenha uma versão e-book disponível, comece lendo uma Página do E-book no monitor e marque o tempo gasto com a leitura., em seguida abra o Livro impresso, e faça a leitura da mesma página ou de uma página semelhante em tamanho.
Você acaba notando que, não só o tempo gasto na leitura do Livro impresso é menor como também o conteúdo assimilado é bem maior do que na versão e-book.
Porque isto acontece?
- Por que pessoas tentem a ler texto em um monitor 15% mais lento do que em uma página impressa;
- A resolução baixa dos monitores resulta em vista cansada, o que torna desconfortável ler grandes textos;
- A resolução de um caractere em uma tela, se visto de perto é formado por pontos borrados sendo atualizados a taxa de 60Hz o que ocasiona cansaço mental;
Outro grande problema na leitura em monitores é referente a largura que o texto ocupa na página. Em alguns casos tomando todo um espaço de 20''. O que torna cansativa a leitura de uma única linha, além da facilidade em dispersar a atenção, e perder a linha de raciocínio.
Livros seguem padrões totalmente inversos, em que pequenos blocos de texto e imagens são utilizadas para elucidar, enfatizar o conteúdo mencionado.
O que fazer para reverter ou aliviar este problema?
Na web tudo é escaneado pela vista humana, as pessoas procuram por parágrafos, títulos e palavras-chave que sejam significativos ao que desejam ler.
Uma das abordagens mais importantes será transpor seus textos para que sejam facilmente digeridos na Web com auxilio de técnicas e padrões próprios para este fim. E uma destes é a "piramide inversa".
Visualmente falando a piramide inversa semelha-se a imagem abaixo:
Na piramide Inversa, o conteúdo mais importante é localizado ao topo da mesma, um breve resumo sobre todo texto é disponível para facilitar o entendimento do leitor. Sabendo este, exatamente o que encontrará no texto abaixo.
Títulos e subtítulos em um nível maior são importantes para elucidar e manter o foco, organização e facilitar a localização de determinado conteúdo.
A vantagem da piramide é que , mesmo que um leitor pare de ler seu texto pela metade, este estará seguro de que obteve a parte mais importante das informações.
Em Resumo se o Livro de Dan Brown – Ponto de Impacto – fosse transcrito para Web em Piramide Inversa, então, nas primeiras linhas saberíamos que A Nasa não encontrou nada no Ártico e que tudo não passa de uma fraude Cientifica. Não precisaríamos ler suas 440 páginas, e mesmo assim iriamos saber o conteúdo principal do Livro, sem perder tempo.
Outro ponto importante ao escrever textos é organizar bem seu conteúdo através de listas, Fontes que facilitem a leitura, título e subtítulos bem dispostos e significativos.
Para textos grandes fontes com serifa são mais fáceis de ler em um monitor, tal como a Georgia - criada propriamente para Web -. Porém, em alguns casos no ponto de vista de elegância e design, fontes serifadas não são bem vistas, e podem ser substituídas por fontes sem Serifa como Helvetica ou Verdana.
Por último, e não menos importante, escreva 15% menos para um texto web, do que escreveria para um texto impresso, pois são raras as pessoas que leem um texto em sua totalidade.
Autor : wanderlei santana.
Comentários
Postar um comentário